9 de dezembro de 2008

SALVE CANDEIA!

Filho de sambista, o menino Candeia até poderia guardar mágoa do samba. Em seus aniversários, ele contava com certa tristeza, não havia bolo, velinha, essas coisas de criança. A festa era mesmo com feijoada, limão e muito partido-alto. No Natal, a situação se repetia.

Seu pai, tipógrafo e flautista, foi, segundo alguns, o criador das Comissões de Frente das escolas de samba. Passava os domingos cantando com os amigos debaixo das amendoeiras do bairro de Oswaldo Cruz. Assim, nascido em casa de bamba, o garoto já freqüentava as rodas onde conheceria Zé com Fome, Luperce Miranda, Claudionor Cruz e outros. Com o tempo, aprendeu violão e cavaquinho, começou a jogar capoeira e a freqüentar terreiros de candomblé. Estava se forjando ali o líder que mais tarde seria um dos maiores defensores da cultura afro-brasileira. Arte negra era com ele mesmo.

Compôs em 1953 seu primeiro enredo, Seis Datas Magnas, com Altair Prego: foi quando a Portela realizou a façanha inédita de obter nota máxima em todos os quesitos do desfile (total 400 pontos).

No início dos anos 60, dirigiu o conjunto Mensageiros do Samba. Em 61, entrou para a polícia. Tinha fama de truculento e suas atitudes começaram a causar ressentimentos entre seus antigos companheiros. Provavelmente, não imaginava que começava a se abrir caminho para a tragédia que mudaria sua vida. Diz-se que, ao esbofetear uma prostituta, ela rogou-lhe uma praga; na noite seguinte, ao sair atirando do carro num acidente de trânsito, levou um tiro na espinha que paralisou para sempre suas pernas.

Sua vida e sua obra se transformaram completamente. Em seus sambas, podemos assistir seu doloroso e sereno diálogo com a deficiência e com a morte pressentida: Pintura sem Arte, Peso dos Anos, Anjo Moreno e Eterna Paz são só alguns exemplos. Recolheu-se em sua casa; não recebia praticamente ninguém. Foi um custo para os amigos como Martinho da Vila e Bibi Ferreira trazê-lo de volta. De qualquer maneira, meu amor, eu canto, diria ele depois num dos versos que marcaram seu reencontro com a vida.

O couro voltou a comer nos pagodes do fundo de quintal de Candeia que comandava tudo de seu trono de rei, a cadeira que nunca mais abandonaria.

No curto reinado que lhe restava, dono de uma personalidade rica e forte, Candeia foi líder carismático, afinado com as amarguras e aspirações de seu povo. Fiel à sua vocação de sambista, cantou sua luta em músicas como Dia de Graça e Minha Gente do Morro. Coerente com seus ideais, em dezembro de 75 fundou a Escola de Samba Quilombo, que deveria carregar a bandeira do samba autêntico. O documento que delineava os objetivos de sua nova escola dizia: Escola de Samba é povo na sua manifestação mais autêntica! Quando o samba se submete a influências externas, a escola de samba deixa de representar a cultura de nosso povo.

No mesmo ano de 75, Candeia compunha seu impressionante Testamento de Partideiro, onde dizia: Quem rezar por mim que o faça sambando.

Em 78, ano de sua morte, gravou Axé um dos mais importantes discos da história do Samba. Ainda viu publicado seu livro escrito juntamente com Isnard: Escola de Samba, Árvore que Perdeu a Raiz.

(fonte:http://www.samba-choro.com.br/s-c/candeia.html)

Abaixo uma pérola do Mestre do Partido Alto - "a expressão mais autêntica do samba". Uma verdadeira aula a ser apreciada! O Curta "Partido Alto" (1982) de Leon Hirszm. Abaixo uma resenha simples e honesta de Paulo Eduardo Neves, do site Samba Choro:

"O curta "Partido Alto"começa com ninguém menos do que Candeia comandando o samba. De sua cadeira de rodas, Candeia canta músicas e vai didaticamente dando uma aula sobre o que é partido alto, seus estilos e maneiras de dançar. É uma oportunidade única de ver bem jovens Wilson Moreira, que dança o miudinho no filme, e Tantinho, que verseja e toca prato e faca. A segunda parte é uma roda de partido alto filmada na casa de Manacéa e com boa parte da Velha Guarda da Portela. Estão lá Casquinha, Argemiro, Lincoln, Manacéa, Chico Santana, Joãosinho da Pecadora (isso que é nome artístico!), Seu Armando Santos, Alberto Lonato, Osmar do Cavaco e muitos outros bambas. É narrada pelo então garoto Paulinho da Viola, que também toca cavaquinho. Um barato é a mudança de tempo, primeiro com o samba começando ainda meio tímido e forçado, depois a filmagem pula para de noite e -- provavelmente após tomarem várias -- o samba está pegando fogo.

O "Partido Alto" já tem uns 20min e é colorido. A qualidade do som é até razoável, mas naquela época era mesmo tecnicamente muito difícil filmar uma roda de partido alto ao vivo. As informações do encarte, escritas por Helena Salem, é que não parecem ser nada confiáveis, já que do caso do "Partido Alto" diz que o Monarco aparece, o que não acontece, e que o filme foi feito em 1973, enquanto nos créditos aparece que foi filmado em setembro de 1976. Até o tempo de duração indicado no encarte está errado"

ParteI

Parte II


Para completar essa singela lembrança ao mestre Candeia, postamos a letra de Testamento de Partideiro, composição do próprio Candeia

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Testamento de Partideiro
Candeia

Pra minha mulher deixo amor, sentimento, na paz do Senhor
E para os meus filhos deixo um bom exemplo, na paz do Senhor

Deixo como herança, força de vontade, na paz do Senhor
Quem semeia amor, deixa sempre saudade, na paz do Senhor

Aos meus amigos deixo meu pandeiro, na paz do Senhor
Honrei meus pais e amei meus irmãos, na paz do Senhor

Mas aos fariseus não deixarei meu dinheiro, na paz do Senhor
É mas pros falsos amigos deixo o meu perdão, na paz do Senhor

O sambista não precisa ser membro da academia
Ao ser natural em sua poesia o povo lhe faz imortal

O sambista não precisa ser membro da academia
Ao ser natural em sua poesia o povo lhe faz imortal

E se houver tristeza que seja bonita, na paz do Senhor
Pois tristeza feia o poeta não gosta, na paz do Senhor

Um surdo marcando choro de cuíca, na paz do Senhor
Viola pergunta mais não tem resposta, na paz do Senhor

Quem rezar por mim que o faça sambando, na paz do Senhor
Porque um bom samba é forma de oração, na paz do Senhor

Um bom partideiro só chora versando, na paz do Senhor
Tomando com amor batida de limão, na paz do Senhor

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